Como Funciona o Centro Terapêutico para Dependentes Químicos
A dependência química afeta milhares de pessoas todos os anos destruindo lares e sonhos. Com o avanço da humanidade e a descoberta de novas substâncias químicas o ser humano acabou utilizando-as para alcançar estados alterados de consciência. Essa busca não é atual e vem desde o surgimento da curiosidade humana.
O uso de substâncias psicoativas ou psicotrópicas é utilizado desde o homem pré-histórico. Este uso se diversificou e intensificou com tempo e cada vez mais a dependência surge nos indivíduos. Não se desespere acreditando que tudo está perdido, pois existem tratamentos especializados neste tipo de problema e é sobre isso que falaremos a seguir.
O tratamento pode ser realizado em consultórios por psiquiatras especializados ou psicólogos, na maioria das vezes a associação dos dois profissionais pode melhorar a efetividade do tratamento. Outras opções são os centros de recuperação ou clínicas de reabilitação, que pode utilizar de diferentes métodos para o tratamento e desintoxicação. A clínica é um apoio para quem pretende se libertar da dependência das drogas.
O que são as clínicas de reabilitação de dependentes químicos
As clínicas de reabilitação para dependentes químicos são locais que contam com uma estrutura especifica e também profissionais para o amparo de quem sofre com o uso descontrolado de drogas de todas as ordens.
Cada clínica possui a sua estrutura e sua metodologia em foco. Desta maneira é possível presenciar uma grande distinção entre as clínicas de todo o país. O foco principal é a recuperação e para isto existem diversos planos que devem ser seguidos.
As instalações devem fornecer amparo com profissionais especializados e com conhecimentos de dependência. Isto para todo o acompanhamento ser eficiente e seguro para o individuo que está sendo tratado.
Geralmente as clinicas oferecem internação em tempo integral e também a internação em período parcial. Além destes, há tratamentos que não requerem internações e o paciente visita a clínica periodicamente onde recebe orientações para aplicar ao seu dia-a-dia. Tudo isso depende do grau de dependência dos químicos.
Todos os pacientes passam pelos mais diversos profissionais que apontaram o melhor método a ser aplicado. Estes profissionais podem ser médicos clínicos, psicólogos, psiquiatras entre outros que estabelecem o tratamento mais eficiente.
Para atenuar a abstinência dos dependentes químicos, trabalhos recreativos são desenvolvidos. Estes trabalhos são importantes para o inicio de uma ressocialização e readequação ao ambiente.
Estes trabalhos fornecem um alivio e uma distração para os pacientes. Desta maneira se comprometem a atividade e podem esquecer ao menos momentaneamente as substâncias químicas que possuem dependência.